Perguntas sobre o produto
Pergunta: Pretendo comprar o parafuso para lubrificação de turbina roletada, porém estou com uma dúvida:
Tenho uma turbina Garrett GT2860RS roletada, sabemos que esta turbina precisa usar um restritor de óleo para que a pressão do óleo do carro não danifique seus rolamentos.
Gostaria de saber se este parafuso serve como restritor, e gostaria de saber o diâmetro do furo dele.
Resposta: Em sites americanos você vai ler que a linha roletada deve usar um restritor de óleo com furo de 1mm, pórem nem o site da Garrett vai informar para qual modelo de turbina . Isso pode ser interpretado que serve para toda a linha, não recomendamos esse diâmetro de furo. A recomendação de restringir o volume de óleo serve para diminuir a pressão de óleo sobre os rolamentos da turbina, diminuindo a pressão você está também diminuindo a vazão de oleo. O excesso de pressão não acredito que danifique os rolamentos, porém pode prender alguma percentagem a aceleração da turbina, que acredito ser despresível. O mesmo ocorre com a pressão de óleo dos motores, usando pressão de óleo muito alta em um motor você tem perda de potência, não danifica nada, só está aumentando excessivamente a pressão interna , forçando a bomba de óleo e freando os componentes. Recomendamos para a linha roletada um Mínimo 20 psi e máximo de 60 psi de pressão oléo, sendo mais importante a vazão de 0.55 galões por min.
05/07/2010
Pergunta: É possível usar um parafuso com restritor de 1 mm, e não usar a refrigeração por água?
Resposta: Na maioria das aplicações os preparadores não ligam a linha de água da turbina, isso é um erro muito grave, gera um calor muito maior no rolamento, juntando com o furo calibrado do niple de óleo de 1 mm, a vazão de óleo também será menor, você danificará seu turbo por excesso de temperatura. A inclinação da saída de água é importante para não formar a Coqueificação , processo entendido por mim, como dano no rolamento devido a falta de troca de calor quando o carro é desligado e o turbo está incandescente. Essa inclinação da saída de água para cima , proporciona com a ebulição da água dentro da carcaça, um fluxo de circulação no tubo que sobe, trocando o calor da central, mesmo com o motor desligado, até o turbo esfriar.
05/07/2010